sexta-feira, junho 02, 2017

Carta do Papa a donald Trump...

Eis o teor da carta que o Papa Francisco pensou escrever a Donald Trump:

Meu caro presidente Trump:

Tenho rezado muito por si, não por si, mas pelo povo americano e pelas presumíveis vítimas do seu modus operandi. Sei que não comunga dos meus princípios éticos nem das minhas preocupações ecológicas. Sei que em termos de ecologia é um ateu. Mas espero que Deus faça ouvir a sua voz, o ilumine  e o faça reconsiderar.
Então não vê que o clima é uma coisa global, pertencente à comunidade universal, à nossa casa comum, o planeta Terra?
Está a pensar que a defesa de postos de trabalho é mais importante que a saúde pública, a saude do planeta, a saúde  do meio ambiente e da humanidade em geral?
Enlouqueceu ou foi mal aconselhado?
A sua recusa em aceitar o acordo de Paris, sob a alegação de  que iria prejudicar a economia americana, com custos e perdas de postos de trabalho é algo de patológico! O senhor ensandeceu?!
Pense no futuro, no julgamento dos vindouros, na História e nos principais indicadores .  Já não falo em indicadores morais pois isso para si é "chinês", mas sim no que pensarão de si as novas gerações vítimas dos atropelos insanos que irá cometer. Os postos de trabalho são uma desculpa esfarrapada, a economia, é algo mais abrangente do que pensa, há o meio ambiente, a saúde pública, o ecossistema. Não sabe o que isso representa? Aprenda que ainda é tempo. energias limpas, sabe o que é? Também criam postos de trabalho, também são positivas para a economia...
Deus fez de nós inquilinos do planeta. não o estraguemos com excessos, façamos um bom trabalho como inquilinos sensatos e prudentes. Deixemos mais limpa e cuidada  a  casa temporária, pois todos somos peregrinos nesta saga universal, e meditemos.
O senhor quer infernizar a vida das populações, quer criar condições para os malefícios advenientes do chamado aquecimento global e suas sequelas?
Espero que rezar por si seja suficiente, se não for, da próxima vez que o encontrar prometo dar-lhe uns tabefes, pois como mau inquilino merece ser despejado...
Honi soit qui mal y pense!


NOTA: Esta carta é pura ficção. não chegou a ser escrita pelo Papa. Mas que havia vontade, lá isso ninguém duvide... É pura pedagogia...

Nenhum comentário: