quinta-feira, junho 16, 2016

RAFA UM ROLLS ROYCE À SOLTA!





Senhor engenheiro, peço desculpa pelo desabafo mas há coisas que  é preciso dizer nos momentos certos. A seleção é uma "geringonça" que está a ser mal conduzida por Vossa Excelência. Já lhe tinha dito que escolheu médios a mais e avançados a menos. Agora é preciso lembra-lhe algo:

lº -  Cristiano Ronaldo, alvo de marcações apertadas, precisa de ter liberdade de acção para baralhar os marcadores diretos e libertar outros jogadores. Actuar como um falso ponta-de-lança e cirandar nas imediações da área é o seu lugar.

2º - Rafa, um motor de explosão, um atleta clarividente e seguro, com uma visão de jogo extraordinária, com um repentismo capaz de decidir um jogo com uma bola perto da área, não pode ser excluído de forma total como  tem acontecido. Se Renato Sanches vale 40 milhões, ele vale 60. Sanches  não é explosivo, não brilha, é certinho, carbura bem, mas não atinge brilhantismos nem cria explosões... Anda a gasóleo, Rafa a gasolina super!

3º - Há que alertar o Cristiano de que os livres nem sempre são para marcar diretamente à baliza. Por vezes deve solicitar-se a colaboração de outros, simular o remate sim, mas passar para um bom rematador próximo da área, ou para a "molhada"... Sempre a mesma cena, e aquele esgar de "azar" com as mãos na cabeça, já satura, é preciso mudar a postura... Os guarda-redes não são anjinhos, há que reconhecer os limites... rematar direto, sempre, em todas as circunstâncias (com àngulo, sem ângulo...) é egoismo! Já não existe o efeito-surpresa!

4º  Danilo mostrou-se  pouco à vontade e nem na construção de jogo se viu. Bolas de cabeça perdeu-as quase sempre e no posicionamento estratégico foi muito fraquinho.. Há que dar vez a William...

5º João Moutinho é um "limão espremido". Uma época desgastante, lesões, enfim, está de rastos. Consegue disfarçar , pois movimenta-se com inteligência e expõe-se pouco ao risco. Contudo, Adrien, o capitão do Sporting, está no auge, merece uma oportunidade, sobretudo pelo fulgor físico que ostenta.

6º Na ala direita, Vieirinha é bom a atacar mas péssimo a defender. Há que fazer uma cura de repouso no banco. Há outras opçoes.

7º - Na frente, Quaresma e Nani de início, depois sai o que estiver mais cansado e entra o Éder, fresquinho, para dar o golpe de misericórdia...Primeiro os tecnicistas, depois o predador letal!

Só assim nos safaremos de uma derrota com a Áustria que está com disposição "MATA-MATA"!

Se mantiver a dinâmica da "geringonça", é certo que estamos de malas aviadas para o regresso antecipado!!!

Nenhum comentário: