domingo, maio 29, 2016

SELECÇÃO, QUE PERSPETIVAS?!

http://www.jn.pt/desporto/interior/fernando-santos-assume-desilusao-se-nao-vencer-euro-5197252.html
O treinador da seleção nacional de futebol diz que será desilusão não vencer o próximo campeonato europeu de futebol. Será?

Quanto a mim, e atentas certas constatações, é o mais provável e nem sequer chegar ao quarteto finalista. Senão vejamos:

l- No lote de convocados há médios a mais e avançados a menos.
2- Há atletas cujo desgaste tem sido evidente, sendo necessário um período de recuperação que talvez não seja possível neste momento.
3- Há jogadores demasiados idosos cuja capacidade de recuperação é reduzida e poderão ser utilizados com uma frequência incompatível com essa situação.
4- Há um culto de personalidade demasiado óbvio na comunicação social que pressiona os espíritos e até condiciona alguns comportamentos. Este estado de espírito parece também ter "contaminado2 o próprio treinador, a olhar para estas afirmações...
5- A modéstia é sempre preferível, a um excesso de confiança.
6- Há atletas com um rendimento muito bom e que não foram convocados por motivos pouco transparentes. Hugo Vieira é o caso mais flagrante.
7- A nossa comunicação social é patologicamente bipolar: eleva aos píncaros do "bestial" quando surge uma vitória, e afunda até ao opróbrio da "besta" quando os resultados não surgem com a intensidade desejada.

Enfim, espero que tudo corra bem mas os otimismos excessivos são perniciosos. Que os deuses (e as deusas) nos acompanhem nesta saga épica, é o desejo de todos nós. E que a deusa fortuna seja misericordiosa com os filhos de Luso!

Nenhum comentário: