segunda-feira, novembro 18, 2013

Entrevista com um futurólogo: PIKO...

http://rouxinoldebernardim.blogspot.pt/2011_01_01_archive.html


Ele
aí está de novo com revelações empolgantes. Ele é futurólogo. Previu com muita antecedência a chegado do FMI como poderão ler acima. Tem uma vasta cultura nos domínios da ciência política, da meteorologia, da cibernética, da macroeconomia, da demografia. Enfim, é aquilo a que dantes se chamava um sábio...A minha querida amiga Maria Romão trata-o com desvelo e carinho. Ele retribui-lhe a generosidade. Enfim nós, seres vivos, animais e plantas somos todas criaturas de Deus e devemos dar-nos como irmãos. Contudo, bem sabemos que assim não é. O Protocolo de Kyoto ficou por cumprir e o clima está a ameaçar-nos cada vez mais. Os tufões, os tsunamis e terramotos sucedem-se e não aprendemos nada.
Após este intróito vamos ouvir o Dr PIKO:

__Dr, qual foi o acontecimento mais marcante de 2013?
_-Olha, meu caro, vou falar de um sermão que os portugueses não souberam apreciar. O Sermão de Rui Machete aos mercados, uma obra prima a ombrear com o Sermão de Santo António aos peixinhos.

__Não conheço, não ouvi, conte lá Dr PIKO... sou todo ouvidos..

__É genial aquela tirada em que ele diz:«Ilustres divindades plutocráticas, vos respeito mas não vos venero, sei que sofreis de especulatite aguda, abusais da ganância e do agiotismo, contudo, peço-vos que não mateis esta galinha de ovos de ouro chamada Portugal. Baixai os juros para a casa dos quatro por cento, pois aí atingireis dois objetivos: garantireis a sustentabilidade da dívida portuguesa e não correreis o risco de um colapso com pedidos de perdão parcial da dívida, o que seria prejudicial para a vossa rendibilidade futura...Não apelo à vossa comiserção, à vossa piedade, mas sim ao vosso bom senso, à vossa racionalidade, ao vosso interesse também...»

__Isso onde foi?
__Foi na longínqua India, mas como estamos na aldeia global toda a gente ouviu. Em Portugal ninguém compreendeu a maturidade intrínseca deste sermão. Foi pena..  Temos um provérbio que justifica essa incompreensão..
__Qual é?!
__«Santos da casa não fazem milagres....».

_-E quanto ao futuro, que nos reserva 2014?

__Vai haver um problema no Vaticano; este Papa Francisco I está a gerar muitos anticorpos e as máfias irão desencadear um golpe de surpresa. Contudo Nossa Senhora de Fátima vai salvá-lo...como é já tradicional.
__E em Portugal, algo de especial?
__A nível político haverá uma grande metamorfose. Surgirá alguém que se dirá mais sério do que Cavaco Silva e deixará os portugueses boquiabertos. Depois disso nada ficará como dantes...
__E no desporto?
__Algo de brilhante se passará num desporto individual. No futebol rebentará mais um escândalo que abalará o país.
__E nos domínios da meteorologia?
__Portugal será vítima de calamidades que poderiam e deveriam ser evitadas por falta de planificação. Continuaremos a chorar sobre leite derramado. Os portugueses só se lembram de Santa Bárbara e São Jerónimo quando troveja. É tarde demais...

Nenhum comentário: