sexta-feira, dezembro 21, 2012

ENGRÁCIA CRISTELO- Póvoa de Varzim

Ao ler o JN de hoje (VER AQUI) não pude deixar de recordar um episódio que ocorreu comigo ao balcão de uma seguradora na Póvoa de Varzim.

A cliente, uma briosa peixeira, de nome Engrácia Cristelo, pediu-me desculpa por trazer dinheiro sujo para pagar o seguro do seu carro. Estava com a roupa de trabalho no mercado da Póvoa de Varzim. 
 Eu, disse-lhe que o seu dinheiro__ a cheirar a peixe e até com escamas visíveis__ era o mais limpo possível, tomara eu que todos os clientes fossem portadores de dinheiro tão limpo como aquele. Ela ficou surprendida com a minha atitude. Expliquei-lhe então:

  __ D. Engrácia, este dinheiro é fruto de trabalho honrado, de  actos lícitos, de muito sacrifício, pelo contrário, o que eu considero dinheiro SUJO é o que alguns empreiteiros ou traficantes de influências conseguem à custa de favores do poder político ou de facilidades concedidas pelo fisco. Esse sim, é dinheiro SUJO, o seu é limpíssimo!!!

Agora, este empresário que não conseguiu descontar um simples cheque de 169 euros por causa de um gerente, preconceituoso, pedante, mal formado, é de bradar aos céus! Será  que o banco Totta é igualmente escrupuloso quando entram fortunas vindas  sabe-se lá de onde?! Que hipocrisia, meu Deus!

Sr gerente, é por causa de pessoas como o senhor, que ascenderam a esse posto por sinais exteriores de presunção, que o país está como está! Se aparecesse aí o Dr Duarte Lima ou o Dr Vale e Azevedo, bem vestidos, bem falantes, o senhor afivelava um sorriso canino, dava--se ares de lambebotas e tudo ia no melhor dos mundos, contudo, pensou que era um «romeno», como se isso, a nacionalidade, fosse um crime,  e fez o que fez!
Racismo, chauvinismo, talvez apenas estupidez crassa!!!

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Se eu tivesse dinheiro neste banco retirava-o imediatamente de lá!

José Leite disse...

Minha cara amiga:

Não sejamos tão radicais. O banco não tem culpa de ter uma besta destas num lugar de realce. Agora, é preciso saber qual a reação da hierarquia... depois, sim!

Brito Ribeiro disse...

Excelente texto!