sexta-feira, novembro 30, 2012

DUAS IRMÃS GÉMEAS...




Elas andam quase sempre juntas. Vemo-las na comunicação social, no ensino, nos tribunais, até nos parlamentos. Então, na Assembleia Regional da Madeira, elas estão quase sempre. Às vezes pensamos que é uma e afinal é a outra...

São elas as irmãs Política e Psiquiatria.

Hoje em dia todos os políticos deveriam ter uma formação em psiquiatria a fim de melhor poderem solucionar problemas, lidar com situações patológicas. É cada vez mais frequente ouvirmos dizer: «esta sociedade esquizofrénica», «o senhor deputtado tem imaginação delirante», «o senhor presidente da câmara não gosta de críticas e diz-se sempre perseguido, logo, é mais uma vítima da mania da perseguição», enfim, o rol de citações poderia ir muito, muito mais além.... a comunicação social está repleta de situações análogas.

 Daí que, dada a delicadeza do tema e a necessidade de lidar com ele de forma a tornar mais sã a sociedade, deveria ser mais frequente a intervenção de psiquiatras na esfera política.
Bem fez o PS da Póvoa de Varzim: indicou a psiquiatra Dra Elvira, para se candidatar à câmara da Póvoa.
Contudo há um pequeno aparte que importa realçar: ela nunca poderá vencer qualquer eleição, pois para se ser presidente, para se ganhar eleições, é exigível um predicado que os psiquiatras não possuem: é preciso saber mentir, mentir muito e mentir bem... logo, a derrota será  sua, ninguém tenha dúvidas.

  Na Póvoa talvez fosse melhor um feirante, daqueles que à segunda feira estão no mercado... vendendo coelho por lebre...

Nenhum comentário: