sexta-feira, junho 24, 2011

Nem um cigarro me conforta!














O FADO PORTUGUÊS








Nem um cigarro me conforta

A crise é grande, não é só minha;

Se a Grécia cai, abre-se a porta

Cai a Europa... toda inteirinha!






A crise é grande, bem sabemos

Os mercados são indomáveis;

Tantos vampiros nós cá temos

Devoram tudo, insaciáveis...




Nem um cigarro me conforta

Nem sei onde isto vai parar;

A esp'rança é letra morta

A caridade... é p'ra ficar...














Meu Deus, a fé move montanhas

Estão intactas, no planeta;

As corrupções, sim, são tamanhas

Vão mandar tudo p'ró maneta!













Nem um cigarro me conforta

Toda a gente sem ter vintém!

A própria Europa não se importa

Dos mercados está refém!





NOTA: A Europa está a falhar. Os mercados vivem da especulação, não conhecem a coesão social, a solidariedade. Quanto mais precisa de ajuda um país, mais os mercados o chicoteiam e lançam para o fundo. A Europa foi longe demais. Alargou-se sem se ter estruturado como devia. Agora os elos mais fracos pagam as favas...Os mercados são guilhotinas dos países mais fracos.




Quem pode pagar juros tão altos? Vamos andar a vida inteira só a pagar juros? Pode estar aqui o embrião de uma revolta social, de uma revolução!

2 comentários:

Sol disse...

muito interessante!

bjs.Sol

Manuel CD Figueiredo disse...

Penso que o alargamento foi precipitado. Alguns países estavam (e estão) longe de atingir os níveis de desenvolvimento necessários para participarem na coesão. Maus políticos a liderar os destinos do continente!
A UE deixou de seguir os caminhados traçados pelos seus fundadores, e perseguiu outros, errados, que estão a dar no que se vê!
A UE, sem futuro, contribuiu para afundar alguns dos seus membros, e perde-se assim uma oportunidade histórica.