sábado, junho 19, 2010

Morreu Saramago


Faleceu hoje José Saramago, prémio nobel da literatura. O autor de Jangada de Pedra e Memorial do Convento fez da polémica a sua imagem de marca. Sempre procurando desmistificar interpretações abusivas da religião (das religiões), procurou (à sua maneira) fazer pedagogia e sensibilizar os leitores para os oportunismos que podem estar subjacentes a tudo que ronda o terreno da fé, e questoes afins.
Criticar a religião católica no que tem de criticável é justo, necessário até. Agora, face ao que se vê no presente, faz falta criticar os excessos da religião muçulmana e o seu teocratismo belicista.
Os laicos não têm profetas. Não se deixam enredar por teias que por vezes conduzem ao ódio fratricida, à destruição dos seres humanos, ao terrorismo hediondo.
Saramago era um homo sapiens. Será que todos nós o seremos?! Nem todos. Ver aqui, porquê!
Nem sempre concordei com ele, mas há na sua vasta obra uma preocupação desmistificadora, um iconoclastia latente que servia de base à trama romanceada.
Faltava-lhe um pouco de ironia satírica, de sarcasmo acerbo, para atingir o patamar de um Eça, a voluptuosidade de um Camilo. Estes são os meus preferidos, mas Saramago também é um dos grandes. E um dos bons. Sem maniqueismos simplistas, foi, de facto, um gigante, com os seus defeitos, as suas diatribes, as suas tiradas sensacionalistas. Que a eternidade, a santa eternidade o receba de braços abertos e de sorriso nos lábios...

5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Só o soube no noticiário das três...
Li vários, para não dizer muitos, livros dele e os meus preferidos foram O Memorial do Convento, A Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo.
A Viagem do Elefante, pelo menos até agora, foi o que menos me agradou!
Claro que ainda não esgotei a sua vasta obra...

Abraço

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

que descanse em paz.

:):):)

Osvaldo disse...

Rouxinol;

Morreu Saramago?!!!...

A Espanha está de luto...

Um abraço, caro amigo.
Osvaldo

a d´almeida nunes disse...

Ontem estive no estaleiro por causa duma constipação (a dois dias de tirar uma semana de férias!) de modo que vi muita televisão.
Se não sabia que Saramago é um Nobel da Literatura agora não tenho qualquer dúvida.
Será que Saramago tinha razão?
A morte é uma transição entre o "estamos"/"já não estamos"?

Luna disse...

Escritor bastante polémico, ou se gostava ou não, cumpriu o seu papel na Terra e deixou o seu legado não será esquecido
beijinhos