sábado, março 27, 2010

Fundo monetário europeu - FME

Vários afloramentos vão surgindo, aqui e ali, no sentido de a Europa criar um Fundo capaz de salvaguardar situações melindrosas e capazes de porem em xeque o equilíbrio na Zona Euro.
Por que não? Situações como a da Grécia (e talvez Portugal e Irlanda) assumem contornos preocupantes. Medidas correctoras, drásticas, e com custos sociais preocupantes, poderão não ser suficientes se não houver um quadro fiduciário capaz de amortecer choques abruptos. A Europa deve começar a actuar de forma global e concertada para melhor enfrentar a globalização.
E por que não um Exército Europeu?
Seria uma medida capaz de harmonizar e homogeneizar potencialidades bélicas. Poderíamos vender os submarinos pois os ingleses são o supra-sumo nesse domínio. Um exército pago pela Europa e actuando em perfeita sintonia seria o ideal.
E por que não a criação de reservas energéticas em ordem a se criar uma plataforma defensiva face a explosões de preços nos mercados?

Jean Moulin estaria de acordo com isto, certamente. Precisamos cada vez mais de uma Europa unida, falando e actuando a UMA SÓ VOZ. Que as sinergias conseguidas com esta actuação possam ser um farol para futuras realizações. Um embrião capaz de potenciar mais eficácia, mais pragmatismo, mais EUROPA.

Nenhum comentário: