terça-feira, dezembro 19, 2006

O futuro a Deus pertence...



Não tenho a pretensão de adivinhar ou de  ter premonições certeiras. Todos somos falíveis, apesar de alguns serem menos que outros. Até o Papa, se opuserem a fazer um exame de matemática, certamente falhará. A sua "especialidade" é outra, nos domínios da fé, e mesmo nesse domínio com sérias limitações.

O mundo está em constante mutação. Os dogmas, por muito rígidos que sejam, por vezes também são alvo de "adaptações " à realidade.

Se me disserem que há crentes que vêem em certos bispos sinais de heresia, de dissidência, não me espantaria nada. O que é o inferno? E o céu? São lugares concretos ou "estados de espírito"?

Adão e Eva de que raça eram, qual a cor da pele?! E  Noé? Era branco, negro, ou pele vermelha?
Devemos ter uma leitura não literal nem submissa da Bíblia. Não, não foi Deus que a escreveu. Deus não me consta que tenha escrito nada. Alguns, que se dizem inspirados por Ele, estariam a mentira, a aproveitar-se de certo ascendente cultural sobre as populações ou foram vítimas de doenças do foro psiquiátrico?
Há um conhecido escritor que diz isto: «Se falo com Deus, sou um santo. Contudo, se Deus fala comigo, isso já é do foro psiquiátrico!»

Respeito as doutrinas mas custa-me a  acreditar em tudo,  nestes domínios tão obscuros e suscetíveis de manipulações hábeis. Gosto de usar a dúvida metódica e relativizar tudo em diversos contextos.
Se surgir um Papa no futuro que diga que todos os animais e todas as plantas (todos os seres vivos) ir
ao para o céu, a pergunta que se lhe deverá por é esta: «O que é o céu?»

Nenhum comentário: