quarta-feira, novembro 15, 2006

AFONSO HENRIQUES DESABAFA... lá do túmulo!




Eleger um português
"O Maior" da nossa História?!!!
Mas que grande estupidez
Sintoma de pequenês
De gente ignara e simplória!

Não quero entrar no leilão
Nessa feira de vaidades!...
Na modesta opinião
Do pai cá da Nação
São meras futilidades!...

Tanto sangue derramado
Tanto herói tenho em mente...
Ao esquecimento votado
Ninguém recorda o passado
Só vê o reles presente!

Imaginem lá o Figo(1)
Que ganhou fama e milhões
Competindo co'o mendigo
Bem genial, eu vos digo,
Que foi Luís de Camões?!

Ganha o Figo, concerteza,
Não tenhamos ilusões!...
Mas a alma portuguesa
Tem mais fulgor, mais beleza
No legado de Camões!

Provincianismo remoto
E prosápia tão inglória!...
É confrangedor, eu noto,
Submeter ao reles voto
Figuras da nossa História!!!


(1) Não é nada de pessoal, caro Figo; não me importava de te incluír no meu lote de cavaleiros... mas...a História é a História!


Matusalém

Nenhum comentário: